Tricologista: Médico especialista em cabelos.

Termo “Médico Trigologista”

O termo tricologista vem sendo usado cada vez mais para se referir a um profissional especialista em cabelos. No entanto, esse termo não é reconhecido pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).

Este texto tem como objetivo esclarecer a questão de quem é o verdadeiro especialista em cabelos. Para isso, apresento a vocês um histórico da tricologia, as diferentes áreas da medicina que estudam os cabelos, e as normas legais que regulamentam o exercício da medicina no Brasil.

Origem do Termo Tricologia:

O termo “tricologista” tem origem grega e significa “estudo do cabelo”. O primeiro registro do termo foi feito em 1869, pelo médico alemão Franz Josef Donders.

Formação Médica:

Para ser médico, é necessário fazer graduação em medicina, residência médica e prova de título de especialista.

Residência Médica:

A residência médica é um programa de pós-graduação lato sensu que capacita o médico para atuar em uma área específica da medicina. No Brasil, a residência médica em tricologia tem duração de 3 anos.

Título de Especialista:

Após concluir a residência médica, o médico deve passar por uma prova de título de especialista para obter o título de especialista em tricologia. No Brasil, a prova é organizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Tricologista:

O termo “tricologista” é frequentemente usado de forma incorreta para se referir a um médico especialista em cabelos. No entanto, esse termo não é reconhecido pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).

Médico Especialista em Cabelos:

O médico especialista em cabelos é o dermatologista, com título de especialista reconhecido pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). O dermatologista é um médico que se especializa no diagnóstico e tratamento de doenças da pele, pelos e unhas.

Onde encontrar um médico especialista em cabelos:

No estado de São Paulo, o site do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (CREMESP) tem uma ferramenta que permite descobrir se o médico é especialista em cabelos.

Aspectos legais do uso do termo tricologista:

De acordo com o Código de Ética Médica, é vedado ao médico anunciar títulos científicos que não possa comprovar especialidade ou área de atuação para a qual não esteja qualificado e registrado no Conselho Regional de Medicina (CRM).

Quem é o verdadeiro tricologista:

O verdadeiro tricologista é o dermatologista, com título de especialista reconhecido pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

CTA para agendamento de Consulta com a Dra Isabel:

Se você está com problemas capilares, procure um dermatologista especialista em cabelos. A Clínica Santos Dummont conta com uma médica dermatologista especialista em cabelos, Dra. Isabel Cristina Schetino de Almeida, CRM 120687 e RQE 73906.